Estudantes dos cursos superiores de licenciatura do CaVG participaram de evento na USP
O evento aconteceu entre os dias 02 e 06 de setembro, na Universidade de São Paulo (USP)
Os estudantes Carlos Henrique Pagel (Licenciatura em Física), Cibele Antunes Zacher (Licenciatura em Ciências Biológicas), Cibele Lopes de Souza (Licenciatura em Física) e Herasmo Ceron Bettin (Licenciatura em Química), juntamente com os professores do curso de Licenciatura em Física Cristiano da Silva Buss e Maykon Gonçalves Müller, participaram, entre os dias 02 e 06 de setembro, do I Encontro de História da Física, realizado na Universidade de São Paulo.
Idealizado por pesquisadores e professores de diferentes instituições brasileiras, o evento teve como principal objetivo oportunizar um espaço de debate e de formação acerca da História das Ciências e, em específico, da História da Física. Por meio de trabalhos apresentados, minicursos, mesas redondas e palestras, os participantes puderam expor suas linhas de pesquisa, seus enfoques teóricos e metodológicos, bem como práticas de ensino que tratam da temática do evento.
Ao total, quatro trabalhos desenvolvidos no CaVG foram apresentados pelos estudantes e professores, marcando presença no evento que contou com os maiores pesquisadores nacionais e internacionais da área. Para o coordenador do curso superior de Licenciatura em Física, professor Maykon Gonçalves Müller, “a presença de pesquisas realizadas pelos nossos estudantes e professores em um evento desta magnitude reforça a importância do desenvolvimento de projetos de pesquisa no âmbito dos cursos de licenciatura, bem como a excelência que estamos alcançando nos trabalhos desenvolvidos. Para os estudantes foi uma oportunidade excepcional de ouvir os grandes pesquisadores da área falando sobre suas pesquisas. Para nós professores, fica a satisfação em poder contribuir para a formação destes estudantes além do espaço do campus CaVG ”.
Faz-se importante destacar o empenho dos estudantes para poderem participar do evento. Diante do corte de verbas que atingiram a instituição, os estudantes arrecadaram fundos para poderem custar seu deslocamento e estadia na cidade de São Paulo. Segundo o professor Cristiano da Silva Buss, “para que a viagem de estudos pudesse acontecer, os alunos se organizaram quatro meses antes e promoveram pedágios na entrada do campus, rifas e um jantar no CTG Rancho Grande com o intuito de arrecadar pelo menos parte dos quase R$2.000,00 que cada um investiu para estar presente no evento.” Ainda sobre a importância do evento, afirmou: "O Brasil tem dado importantes contribuições na área da História da Física e a reunião desses renomados pesquisadores na qualidade de palestrantes e conferencistas, deu ao evento uma condição ímpar de debates e direcionamentos. Foi formidável que as licenciaturas do CaVG estivessem representadas nessa ocasião, pois professores e alunos puderam acompanharam procedimentos e resultados de pesquisas na área, debates sobre a condição da pesquisa no país frente a atual conjuntura política e, principalmente, verificar que nossos estudos e investigações trilham caminhos em pé de igualdade quando comparados a outras Universidades e Institutos Federais.”
A estudante do curso de Licenciatura em Física, Cibele Lopes de Souza, comentou sobre o evento: “participar do I Encontro de História da Física me proporcionou grandes e novos conhecimentos científicos. O evento foi muito importante para obter outras perspectivas fora de sala de aula, o contato com profissionais e acadêmicos de outras áreas e instituições, com boas discussões e diferentes pontos de vista. Foi possível considerar o quanto aprender sobre a História da Física é essencial para a nossa formação acadêmica ser mais completa. Nos proporcionaram materiais, a partir de ótimas pesquisas, artigos e livros que incentivam e servem como apoio para escrevermos novos artigos, e com isso, notamos a importância de participar de eventos acadêmicos sendo mais que um observador”.
A estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Cibele Antunes Zacher, e o estudante do curso de Licenciatura em Química, Herasmo Ceron Bettin, reforçaram em seus depoimentos a importância da participação no evento, haja vista o caráter interdisciplinar que os cursos de licenciatura do CaVG apresentam. Segundo eles, “o I Encontro de História da Física nos proporcionou uma abertura de horizontes. Mesmo as licenciaturas sendo estruturadas em conjunto, muitas vezes focamos apenas nos problemas de ensino da nossa matéria, bem como nos problemas comuns em aula; não nos problemas que os professores de outras disciplinas enfrentam. Dessa forma, estarmos nesse evento permitiu uma reflexão mais ampla sobre como o sistema educacional brasileiro está enfrentando os problemas na atualidade”.
Confira as fotos do evento
Redes Sociais