Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > NEABI CAVG participa do Terceiro Encontro Continental de Estudos Afro-Latinos-Americanos - ALARI do Research Institute da Harvard University
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

NEABI CAVG participa do Terceiro Encontro Continental de Estudos Afro-Latinos-Americanos - ALARI do Research Institute da Harvard University

O evento ocorreu entre os dias 10 a 12 de julho em São Paulo, na Faculdade de Direito da USP

  • Publicado: Terça, 16 de Julho de 2024, 15h19
  • Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2024, 16h02
  • Acessos: 205

O ALARI, Instituto de Pesquisas Afro-Latino-americanas da Universidade de Harvard, estimula e patrocina pesquisas a respeito da experiência afro-latinoamericana e oferece um fórum em que acadêmicos, pesquisadores, ativistas e funcionários públicos podem debater e trocar conhecimento. O NEABI ( Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas) do Campus Pelotas - Visconde da Graça, teve a honra de representar os Institutos Federais  na terceira edição do evento, com o apoio da Reitoria e da Pró-reitora de Extensão. A coordenadora do NEABI - CaVG,  Professora Aline Machado, juntamente com as participantes do NEABI, Josiane Silveira Colares (Designer de Moda), Thaissa Pedra S. da Silva (Técnica em Vestuário) e Gabriele Costa Pereira (Mestre em Educação), apresentaram os resultados do Projeto de Extensão Um olhar para a cultura africana através das vestimentas.

O Projeto “Um olhar para a cultura africana através das vestimentas” possui como problemática a seguinte questão: Como levar aos estudantes das escolas públicas, o conhecimento sobre a cultura africana, através das vestimentas, cores, estampas e tecidos, estimulando a criatividade, a reflexão e discussão do tema resgatando a memória e identidade afro-brasileira, sem limitar o estudo do negro no Brasil ao período escravagista? 

Tendo como objetivo geral realizar exposições e palestras sobre a indumentária africana em escolas de ensino fundamental e médio da cidade de Pelotas. Metodologicamente, o projeto é desenvolvido através de pesquisa bibliográfica e iconográfica sobre as vestimentas africanas, apresentação da pesquisa em Banners e construção das réplicas dos trajes africanos nas escalas dos bonecos Barbie e Ken negros. Como resultados da ação levou-se aos estudantes o conhecimento sobre a cultura africana, através das vestimentas, resgatando a memória e identidade afro-brasileira, despertando um olhar para a estética, a beleza e identidade cultural, contribuindo com a elevação da autoestima dos estudantes afrodescendentes.

 

Segundo a Coordenadora do NEABI CAVG, Professora Aline Machado "A participação do NEABI CAVG na Terceira Conferência Internacional da ALARI, é de extrema importância para a troca de saberes e experiências. A apresentação do nosso painel foi muito elogiada e tivemos a oportunidade de compartilhar nossos conhecimentos com pesquisadores de outras universidades do Brasil e também de outros países que apresentaram painéis na mesma linha da nossa pesquisa sobre a indumentária e trajes africanos. Gostaria de agradecer todo apoio que recebemos da Reitoria, da Pró-reitora de Extensão e da Direção do Campus CAVG, para que pudéssemos participar do evento."

E de acordo com Thaissa Pedra, “Coordenar e moderar o painel  do Projeto foi um imenso prazer. Agradeço à professora Aline Maria R. Machado pelo convite de participar desse evento tão grandioso e confiar na minha responsabilidade para coordenar e moderar nosso Projeto. E sou grata imensamente ao meu amado IFSul, que com a reitoria e pró-reitoria de extensão nos deu todo o suporte para que este trabalho fosse realizado. Foram dias muito intensos e felizes, em que pude aprender muito e trocar experiências com pessoas importantes, mas acima de tudo, pude me aproximar mais das minhas colegas pesquisadoras, transformando o vínculo entre alunas, colegas e professora em uma verdadeira amizade baseada principalmente no respeito e dedicação ao conhecimento!"

No relato de Josiane Colares, “Sou muito grata pela oportunidade participar do terceiro ALARI, foi uma experiência engrandecedora poder compartilhar conhecimento e absolver também, nosso trabalho foi muito bem recebido por todos os presentes, que também contribuíram imensamente para o seguimento de nossas pesquisas e nosso projeto apresentado. Por fim gostaria de agradecer a professora Aline ao IFSUL-CAVG ao NEABI pela confiança e oportunidade de fazer parte desse projeto tão lindo.”

Por fim, Gabriele Pereira diz, “ Gostaria de agradecer pela oportunidade ter participado deste evento de extrema importância para a população negra, apresentando e representando o Neabi -IFSUL CAVG junto a professora Aline Machado e as colegas Josiane Colares e Thaissa Pedra. Estar neste evento foi muito relevante diante a tantas trocas de saberes com pessoas de vários lugares do país e da América Latina. Fiquei emocionada com a presença de pessoas na nossa sala que contribuíram no espaço dos questionamentos que eram da Argentina e de Porto Rico. Também gostaria de agradecer a professora Aline por toda a partilha e empenho para que estivéssemos lá, como também a Proex do IFSUL-CAVG por acreditar na nossa proposta de trabalho em que representar esta instituição e o nosso NEABI foi de muita responsabilidade e relevância para mim enquanto pesquisadora e professora. Agradecer a cada membro do NEABI por me permitir estar entre vocês na nossa troca de vivências e saberes. "

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página